quarta-feira, 15 de outubro de 2008

Rolo em Lajedo e Palmares



Não é só João da Costa, prefeito eleito do recife que enfrenta problemas com a justiça não.

Em Lajedo e Palmares, os eleitos também vão ter de suar muito a camisa pra chegar em 1 de Janeiro com o terno da posse.

Em Lajedo, aqui pertinho, o prefeito eleito, Antônio João Dourado já ocupou o cargo em outras duas oportunidades. Depois de perder a eleição em 92 para Adelmo Duarte (PFL), Dourado venceu em 96 e em 200o (derrotando o mesmo Adelmo). Como já reeleito estava, apoiou a candidatura de Doutor Rômulo, em 2004, e colocou como seu vice o candidato vencido por ele em 96, Doutor Pedro Oliveira. Agora em 2008, Rômulo podia tentar a reeleição, mas preferiu apoiar a volta de seu padrinho, o Dourado. O grupo do PFL deu a eleição como perdida e abandonou a candidatura de Armando Simões, que acabou com 128 votos. A certeza era tanta da vitória de Dourado, que apena so PT encarou pra valer a disputa, e lançou como candidato o Doutor Pedro. Aquele mesmo. o que perdeu pra Dourado em 96 e foi colocado por ele pra ser vice em 2004 de Rômulo.

Enfim. Dourado venceu mas pode não levar. Isso por que seu registro foi cassado pelo TSE.

O pedido de cassação foi motivado por um parecer prévio do Tribunal de Contas do Estado (TCE) sobre contas da administração de 1999, quando Antônio João era prefeito do município. Ele recorreu e o TCE emitiu novo parecer que o isenta de irregularidades.

A Câmara Municipal de Lajedo, no entanto, ainda não votou o novo parecer do TCE e a pendenga perdura até hoje. Antônio João tem minoria entre os vereadores, e até que a Câmara vote o segundo parecer, a primeira decisão (que aponta irregularidades) prevalece.

Já em Palmares o caso é semelhante ao do recife. Abuso do poder econômico, Beto da Usina foi eleito também pelo PDT em cima de Noé (DEM), atual prefeito que derrotou o mesmo beto em 2004.

O juiz Claudio da Cunha Cavalcanti sentenciou Beto da Usina por abuso de poder econômico. “Ele investiu na publicidade de um supermercado da família para se promover. Usou o nome dele no estabelecimento, as cores da campanha e distribuiu brindes, o que configura crime de acordo com a lei”, explicou o juiz.

Em ambas as cidades, o eleito teve mais de 50% dos votos. O que faz co que, em confirmada a decisão, haja novas eleições.

É rolo, viu!!!

0 comentários: