quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Policias contra policiais, onde vamos parar?

Amigos, esse texto vem de um dos nossos parceiros: o Blog Opinião, de Santa Cruz do Capibaribe, do amigo Joseilson Chagas.


Para acessá-lo, basta clicar AQUI, ou no símbolo do blog, na coluna esquerda, junto de outros links.


"A manifestação de policiais civis em São Paulo, contida por policiais militares para evitar a invasão do Palácio dos Bandeirantes, na tarde desta quinta-feira, provocou momentos de tensão nos governos estadual e municipal. Além da tarefa maior de manter a ordem, como manda a lei, havia uma preocupação adicional: evitar um confronto entre as duas polícias e que isso pudesse provocar repercussões políticas na campanha eleitoral. O candidato apoiado por Serra, o prefeito Gilberto Kassab, está na frente na disputa com Marta Suplicy, do PT.

Alguns lembraram o fato ocorrido há 20 anos, em Volta Redonda (RJ). Em 1988, uma greve de operários da CSN, num confronto com policiais do Exército, resultou na morte de três operários. O fato, ocorrido na última semana da campanha eleitoral, provocou uma reviravolta na eleição municipal, quando foi eleita Luiza Erundina (PT) - a primeira petista a governar São Paulo.

Na prefeitura e no governo de São Paulo, houve a interpretação de que por interesse político, aliados do PT estariam estimulando a radicalização do movimento, numa tentativa de politizar uma manifestação que nasceu por reivindicação salarial. O PT, no entanto, nega. O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), por exemplo, diz que os policiais de São Paulo são “mal tratados pelo governo estadual” e ganham menos do que os colegas de Sergipe.
Embora a situação tenha acalmado no começo da noite, o governador José Serra decidiu ficar no comando da operação do governo de São Paulo e eventual negociação com os comandantes das polícias. Ele cancelou a viagem que faria à Paraíba para participar de eventos da campanha eleitoral."

2 comentários:

Anônimo disse...

Lembra da musica?
Policia para quem precisa de policia?
A de São Paulo precisou.
A questão é que todos os lados politizaram o fato e esqueceram dos verdadeiros prejudicados o povo de São Paulo

Wagner Rafaell disse...

orlando, infelizmente se utiliza até de desses meios pa se conseguir um objetivo politico, nao é?

lamentavel