quinta-feira, 9 de outubro de 2008

Bom Conselho não reelege prefeitos

Gervásio Matos, Audálio Ferreira e Hélio Urquisa. Três nomes que sempre estiveram à frente do poder na cidade de Bom Conselho. Três derrotados para um fenômeno nas urnas desse ano: Judith Alapenha

Gervásio foi eleito em 1988 (PMB) e 1996 (PSB). Nesse meio tempo, como não havia reeleição, Audálio (PTR) venceu sem ter de enfrentar Gervásio.

Quando finalmente puderam se enfretar, em 2000, Gervásio candidato à reeleição (agora pelo PSDB), e Audálio (PV), líder da oposição, venceu Daniel (PPS). Médico e novato em disputas majoritárias, impediu a primeira reeleição possível no município. Gervásio foi segundo e Audálio, terceiro.

Mas em 2004, Daniel não tentou sua própria reeleição. Preferiu ficar de fora e assistir de camarote a volta de Audálio ao poder (agora pelo PL), na segunda vez que este pode enfrentar Gervásio (PSDB). Hélio Urquisa (PMDB) disputou e ficou em terceiro, tendo como vice a vereadora Judith (PDT), que trocou a reeleição certa pela fracassada tentativa de ser vice-prefeita.

2008 chega e Audálio tenta renovar seu mandato, agora pelo PTB (e haja mudar de partido. Conte: PTR, PV, PL e PTB). O que ele não contava é que Bom Conselho não reelege prefeito.

Depois de Gervásio experimentar o amargo gosto de perder a eleição no cargo, chega a vez de Audálio sentir esse dissabor. Mesmo agregando à sua chapa o ex-prefeito Daniel (PTB), Audálio perde a reeleição para...Judith (sempre no PDT). Isso mesmo. Aquela ex-vereadora que tentou ser vice de Hélio em 2004 e perdeu. Ficou sem mandato. Ficou Sem Hélio (PMDB), que foi ser vice na chapa de Gervásio (PSDB), e venceu. Judith contou apenas com o PT (que em 2004 teve menos de 300 votos para a candidata a prefeita Fafá) como aliado. De vice-prefeita na chapa do terceiro colocado em 2004, para a cadeira de prefeita de Bom Conselho.


Essa é de raça. Parabéns e bom governo.



1 comentários:

Anônimo disse...

Excelente análise! Falou tudo cara!