quinta-feira, 4 de junho de 2009

Festa de Guerra deve reunir Jarbas e Eduardo

s vasconcelosO DP de hoje publica matéria bem interessante sobre um evento que vai dar o que falar nos bastidores da política de PE.

Jarbas e Eduardo Campos deverão se encontrar pra comer bolo na festa de Sérgio Guerra

A festa que está sendo preparada pelo senador Sérgio Guerra (PSDB) para marcar o lançamento de sua pré-candidatura à reeleição, no próximo dia 12, pode até ganhar caráter de evento nacional. Afinal, mesmo ainda não confirmadas, as presenças dos pré-candidatos do PSDB à Presidência da República, os governadores de Minas Gerais, Aécio Neves, e de São Paulo, José Serra, certamente roubariam a cena. Mas é a política local que promete ser a grande protagonista do evento. Isso porque o governador Eduardo Campos (PSB) e o senador Jarbas Vasconcelos (PMDB) estarão entre os convidados. Jarbas já teria confirmado a presença. Eduardo, por sua vez, ainda não teria sido chamado, mas não deve deixar de ir. Entre socialistas ouvidos no estado, muitos estão dispostos a comparecer. O evento ocorrerá na fazenda de Guerra em Limoeiro (Agreste).

Como se sabe, o senador peemedebista e o governador representam hoje os grupos de maior poder político em Pernambuco. Desafetos, podem, inclusive, se enfrentar nas urnas no próximo ano.Eduardo concorrendo à reeleição e Jarbas tentando levar à oposição de volta ao poder. A festa de Guerra pode reunir, portanto, o homem que a oposição pretende derrotar e o candidato que pode estar à frente do projeto do retorno da aliança PMDB, PSDB, PPS e DEM ao Palácio do Campo das Princesas.

Líder oposicionista mas com estreitas relações com o governador, o senador Sérgio Guerra demonstra, com o evento, que, por enquanto, mantém o projeto de reeleição. Evidencia também que ele não quer abrir mão da força que tem na oposição, ao mesmo tempo em que cultiva a afinidade com Eduardo Campos. O problema é que algumas facções oposicionistas, sabendo que a proximidade pode significar parceria eleitoral em 2010, não engolem a amizade entre o tucano e o socialista. O próprio Guerra já deu razão para isso: utilizou a imagem do governador em inserções de TV e admitiu que muitos prefeitos do PSDB votarão em Eduardo no próximo ano. O senador alegou que alguns tucanos de hoje já foram socialistas no passado e por isso têmtrânsito no Palácio.

O DEM é um dos mais descontentes com a boa convivência entre Guerra e o governador. Convidado para a festa, o deputado federal José Mendonça (DEM) - pai da aliança União por Pernambuco, que reuniu Jarbas, democratas e tucanos - teria informado que não comparecerá. O Democratas, como se sabe, tem se incomodado com a recusa do PSDB e do PMDB a formar um chapão para a disputa do Legislativo. Diante disso, há quem avalie a ausência de José Mendonça no evento como um indício de estremecimento do DEM com os demais partidos da oposição. Enquanto isso, a lista de convidados do senador cresce. Há caciques nacionais do PT e PDT, além, claro, de nomes do PMDB (o deputado Renan Calheiros, inclusive), DEM e PSDB.

2 comentários:

Anônimo disse...

Emidio Cavalcanti:Eduardo Campos e Sérgio Guerra não são bárbaros como Jarbas.Um pessoal com graves problemas de relacionamento social e e pessoal.

Anônimo disse...

Emidio Cavalcanti:Eduardo Campos e Sérgio Guerra não são bárbaros como Jarbas.Um pessoal com graves problemas de relacionamento social e e pessoal.