E haja boas notícias do governador Eduardo "Arraes" Campos: Dessa vez é na conta de água que ele nos ajuda a viver melhor. A notícia é do Diário de pernambuco:
Clientes da Companhia Pernambucana de Saneamento (Compesa) estão sendo surpreendidos com uma mudança no vencimento da conta de água. Alegando ter apenas 17 dias úteis em fevereiro, a empresa decidiu antecipar seu ciclo de leitura e faturamento em quatro ou cinco dias, dependendo do caso. Quem iria pagar a conta no dia 10, por exemplo, agora terá que honrar o compromisso no dia 6. Para quem costumava ter vencimento no dia 13, a data foi antecipada para o dia 8.
A psicóloga Dayse Constantino não aceita a justificativa dada pela companhia. "Liguei para a Compesa e me informaram que a mudança fora motivada pelo período do carnaval. Minha conta tem vencimento dia 10, não tem nada a ver com o feriado, e foi antecipada para o dia 6. Imaginem se todos os credores - cartão de crédito, aluguel, telefonia, escola - resolvem antecipar suas cobranças por causa do carnaval?", indaga. Dayse ficou indignada e decidiu prestar queixa junto à Agência deRegulação de Pernambuco (Arpe). Sua fatura, no valor de R$ 215,68, terá incidência de multa se não for paga até o dia 6.
Procurado pela reportagem, o diretor comercial e de atendimento da Compesa, Décio Padilha, explicou que o vencimento das contas depende do ciclo de faturamento da empresa e que precisou fazer alterações em função do carnaval.
"Não há lei alguma que fixe determinada data para o vencimento de nossas faturas. Temos 18 grupos de faturamento e fizemos a alteração no nosso cronograma para que os pagamentos possam fluir naturalmente ao longo do mês, sem congestionamentos nas lojas ou no call center", disse Padilha. Segundo ele, janeiro teve 21 dias úteis e março terá 22 dias úteis, contra os 17 de fevereiro. "Não tem a mínima condição de colocarmos os mesmos vencimentos", completou.
Padilha destaca que a Compesa emite 1,51 milhão de contas. Todos os meses, um grupo de 500 funcionários caem em campo para realizar a leitura e outros 500 retornam aos endereços para entregar as contas. "São duas visitas no mês para cada cliente. Se não fizermos ajustes como esse em meses com poucos dias úteis, tudo desanda". O executivo garante que a companhia irá implementar ainda em 2009 um sistema que permitirá a visita única, com a fatura sendo impressa no local imediatamente após a leitura do hidrômetro.
Para tanto, estão sendo investidos R$ 3 milhões. O pior é que não é possível prorrogar o vencimento da conta deste mês. O presidente da Arpe, Ranilson Ramos, informou que já chamou a diretoria da Compesa para prestar esclarecimentos. "A companhia não poderia ter alterado as datas antes de consultar a Arpe. Vamos determinar que não sejam cobrados juros no caso de atraso entre a data antecipada e o vencimento habitual", adiantou.
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