sexta-feira, 31 de outubro de 2008

Roubo de cargas: comerciantes presos em Arcoverde

Do JC OnLine

Dois homens foram detidos na tarde dessa quinta-feira (30) e autuados em flagrante suspeitos de roubo de cargas de bebidas alcóolicas para estabelecimentos comerciais localizados no Sertão de Pernambuco. A ação foi da Delegacia de Repressão a Roubo de Cargas, coordenada pelo delegado Adelson Barbosa.

No armazém Pôr do Sol, de Cláudio Batista Calado Santos, 24 anos, foram apreendidas 37 caixas de rum e 57 de whisky roubadas. Já no Armazém Arcoverde, de Marx Rogério Torres de Araújo, 39, foram localizadas 22 caixas de rum e uma de whisky. Cada caixa possui 12 unidades das bebidas. Os dois estabelecimentos se situam na cidade de Arcoverde, no Sertão pernambucano.

A polícia suspeita que os motoristas dos caminhões que transportavam as cargas estavam envolvidos no esquema de desvio, além de um distribuidor. O primeiro roubo verificado pela delegacia aconteceu em 24 de setembro deste ano, quando uma carga de bebidas que deixou o Porto de Suape foi levada para o Sertão. Somando esse desvio e outro ocorrido em 30 de setembro, foram roubadas 1.500 caixas de rum e 750 caixas de whisky.

Os suspeitos Cláudio Batista e Marx Rogério foram autuados em flagrante por receptação qualificada de carga roubada (agravada porque os suspeitos são comerciantes) e devem seguir nesta sexta-feira para o Presídio de Arcoverde, após apresentação na Delegacia de Repressão ao Roubo de Cargas durante a manhã. Eles não têm antecedentes criminais.

Um motorista suspeito de participar do esquema também foi detido em Natal, capital do Rio Grande do Norte, no dia 9 de outubro. A polícia ainda tenta localizar outros comerciantes, um motorista e um receptador das cargas, que distribuía o material roubado nos estabelecimentos comerciantes.

quinta-feira, 30 de outubro de 2008

BELO JARDIM NO JN DA GLOBO

Volto a postar o vídeo a pedidos, já que com o passar dos dias, ele saiu da primeira página.

É isso mesmo, amigos.

Nossa cidade foi tema de uma reportagem exibida hoje pelo Jornal Nacional da Rede Globo.

Vejam o Vídeo e sintam-se orgulhosos.

A propósito: nas gestões anteriores, belo jardim também era tema de reportagens. Mas não tão boas como essa. Lembram?

O dia em que Zé Mendonça brigou com Nilson Gibson

Eu tenho uma certa curiosidades por fatos políticos antigos, daqueles que poucos comentam.


Vez ou outra, faço uma investigação em minhas contes e acabo descobrindo coisas como essa.

Em 1988, pouco depois de Cintra ter sido eleito em Belo Jardim para seu segundo mandato, longe dali, em Brasilía, Zé Mendonça e Nilson Gibson chegaram às vias de fato. O motivo eram os comentários que Nilson fazia sobre o casamento de Mendoncinha, prestes a acontecer.

Vejam o que disse na época o Diário de Pernambuco


Grupo é preso por falsificar bebida alcoólica e água sanitária

Notícia do PE360Graus

Três pessoas foram detidas por falsificar bebida alcoólica e água sanitária em Arcoverde, no Sertão pernambucano. A prisão aconteceu na última quarta-feira (29).

De acordo com a polícia, José Júlio Artur de Góis, João Martins Nunes e Maria Soares da Silva foram detidos no Conjunto Novo Arcoverde, no bairro São Cristóvão.

Com o grupo, foram apreendidos oito caixas de rum falsificado, 120 caixas de água sanitária também falsificada e rotuladas com diversas marcas, cinco tonéis de 220 litros em plástico contendo água clorada e um veículo do tipo Toyota Hilux.

Todo material apreendido foi entregue na delegacia da cidade, para onde o grupo foi levado e autuado em flagrante.
da redação do pe360graus.com

Enquete acirrada. Até agora tá empate



Amigos,

Ainda faltam 3 dias para o fim da atual enquete, sobre quem foi o melhor prefeito de Belo Jardim até 2008.

Até o momento, a disputa está acirradíssima, com um empate entre o atual prefeito João Mendonça (DEM) e o ex-prefeito Cintra Galvão (PTB, PSB, PPS, PMDB).

São 6 votos para cada um.

Em terceiro lugar vem o ex-prefeito Fábio Galvão, sobrinho de Cintra, que governou a cidade no fim da década de 70, portanto, há 30 anos. Ele tem 4 votos.

Ainda dá tempo de votar e, além desses 3, estão podendo ser votados os ex-prefeitos Júlio Alves, Sebastião Lopes e Valdeci Torres

Em Gravatá, homem muda de sexo e casa

O casal de noivos, Cinthia Lourenço Santos, de 39 anos, e Josafá Paulino da Silva, de 21 anos, irão se casar hoje, às 12h, no Fórum de Gravatá. O local do casamento é o mesmo onde foi julgado o processo que alterou o nome de Cinthia, em 2007. Até então, ela era Enilson Lourenço dos Santos. Cinthia mudou de sexo no dia 13 de dezembro de 2006, depois de uma cirurgia no Hospital das Clínicas, no Recife. Desde então, se tornou uma mulher. Hoje, ela realiza outro sonho. Irá se casar com o homem com quem vive há um ano. “Tudo está acontecendo muito rápido em minha vida. Primeiro a cirurgia, depois a mudança de nome e agora o casamento com o homem que amo. Estou vivendo o inverso de tudo o que vivi até o dia em que fiz a operação”, comentou a cabeleireira Cinthia. Ela lembra que antes da intervenção cirúrgica, vivia uma crise de identidade. Já havia passado dos 30 anos e estava vivendo uma depressão profunda por causa de um preconceito interior. “Depois da cirurgia, eu renasci. Antes, eu não me via como homem e, ao mesmo tempo, não me sentia completa como mulher”, disse. Ela lembra que o cirurgião-chefe Sabino Pinho, que coordenou sua operação, recomendou que ela ficasse três meses sem manter relações sexuais. “Acabei ficando mais que três meses sem ter relação porque estava muito insegura. Quando voltei para fazer um exame o canal havia fechado”, disse. Cinthia teve que passar por nova cirurgia.

Notícia do Blog Sulanca News

Roberto Magalhães quer acabar com cadastro de reserva em concursos

Melhor do que eu falar, é vocês ouvirem o próprio autor da emenda.

quarta-feira, 29 de outubro de 2008

Dicas do Blog- Desbloqueando arquivos PDF

Gostaria de dividir com vocês, amigos leitores, utilidades disponíveus na internet. Sempre que possível os informarei de algum recurso que possa sê-los útil.

DESBLOQUEADOR DE ARQUIVOS PDF

Vez ou outra, navegando na internet, ou mesmo fazendo trabalhos, encontramos arquivos PDF. Alguns são possíveis de terem seus textos copiados. basta usar o velho control C + control V. Outros, não são possíveis de copiar. E aí? será que temos que escrever tudo aquilo que queremos pôr no nosso trabalho,ou simplesmente transferir pro Word?

Não.

CLICANDO AQUI, você acessará um site em inglês, mas de fácil uso.

Basta ir no fim da página, onde verá uma caixa com a palavra ARQUIVO. clique nela.
Em seguida, escolha o arquivo em PDF que esteja bloqueado para copiar.
Clique na palavra SUBMIT, embaido de ARQUIVO.

Espere e terá um novo PDF com o arquivo destravado.

Simples, rápido e GRÁTIS

Dois Filhos de Ouricuri

Amigos, quero dividr com vocês uma história que, ao mesmo tempo em que comove, alegra.

Publico o texto publicado hoje no DIário de Pernambuco sobre dois garotos que fugiram de Ouricuri, levando consigo apenas um violão.

Chegaram em Recife e agora vão gravar um CD.

LEIA A MATÉRIA NO DIÁRIO DE PERNAMBUCO

Desemprego em Setembro é o menor desde 98

Eu sempre digo a meus amigos que não conhecem Belo Jardim que nossa cidade, dentre todas as outras de mesmo porte no interior do Nordeste, é, sem dúvidas, uma das que menos sofre com falta de água e empregos.

Alguns acham-me exagerado. Mas basta que vocês circulem nas cidades vizinhas, ou mesmo nas do sertão para ver a situação periclitante da população no que diz respeito a esses dois aspectos.

Claro que falta água, claro quer falta emprego. Mas poucas cidades do nosso tamanho e importância econômica têm uma oferta de água como a nossa. E no campo do emprego até que temos uma boa demanda também.

Hoje, o site G1 publica matéria dobre o número de desempregados no Brasil.

DIz que é o menor desde 1998. VEJAM AQUI

Maísa. A garota Prodígio

Pessoal, não sei vocês, mas eu curto muito essa menininha.

Vejam a última dela, nesse último domingo. Chamando a mãe de Sílvio Santos de Vaca.


terça-feira, 28 de outubro de 2008

Avião de Lula faz pouso de emergência

Quase que Lula ia e não voltava


O avião em que voava o presidente Lula foi obrigado a pousar em caráter emergencial nessa terça de manhã, na Base Aérea de Cumbica.

Lula estava saindo de São Paulo e voando com destino a Salvador

"Após a decolagem da Ala Presidencial de Congonhas, às 8h30, uma luz no painel do avião indicava que o compartimento de carga não estava devidamente travado. Por precaução, o piloto achou melhor pousar na Base Aérea de Cumbica para averiguar se havia falha técnica.

Não foi constatada nenhuma irregularidade no compartimento de carga, que estava fechado, conforme protocolo de segurança da aviação. A falha estava na luz do painel de controle da aeronave."
Agência Brasil

Jarbas quer Serra em 2010; e avaliará integrar a chapa

Principal liderança do PMDB no Estado, o senador Jarbas Vasconcelos disse ser “cedo” para avaliar as possíveis alianças para 2010. Segundo ele, as eleições mostraram que o seu partido continua “sem homogeniedade”, mas “forte nos estados”. Por isso, acredita na transição de correligionários para o palanque de José Serra (PSDB). “Serra é meu candidato e vou trabalhar para levar o PMDB para essa candidatura”, disse.

O peemedebista ainda fez um alerta a Lula: “O presidente percebeu que não é tão fácil transferir votos. A idéia de eleger Dilma Rousseff foi para o espaço”. Jarbas também mantém a postura de “avaliar” um possível convite para integrar uma chapa presidencial como vice. (Folha de Pernambuco)

segunda-feira, 27 de outubro de 2008

O PT e as eleições

Pessoal, eu sei que o assunto não é estritaJustificarmente belojardinense. Mas influirá na escolha do próximo presidente. Daí o fato de publicá-lo


Nas eleições de 2008, o PT cresceu muito nos pequenos municípios. Entre 10 mil e 20 mil habitantes: 59%. Foi o maior crescimento do PT, quando se separa por tamanho. Foi algo que eu disse aqui há muito tempo.

O PT cresceu apenas 200 mil votos de 2004 pra 2008(4% do que cresceu o eleitorado brasileiro), e aumentou o numero de prefeituras de 410 para 556, é obvio que essas prefeituras foram ganhas a custa de poucos votos. Cidades pequenas.

VOTOS OBTIDOS POR PARTIDO (2004/2008)

Temos que observar, antes, o seguinte:
Em 2004, houve 95.285.844 votos válidos.
Em 2008, houve 99.053.531 votou válidos

Ou seja, nao basta saber que o partido teve mais votos. Tem que relacionar com o total de votantes. Assim, os numeros a seguir entre () sao o percentual do total de votantes.
2004 2008
PT- 16.283.636 ou (17,1%)------------- 16.486.025 ou (16.64%)
DEM- 11.250.039 ou(11,8%) ------------- 09.291.086 ou ( 9,3%)
PSDB -15.772.176 ou (16,55%)--------- 14.454.949 ou (14,59%)
PMDB-14.302.759 ou (15,01%) --------- 18.422.732 ou (18,59%)

O PT DIMINUIU SUA PARTICIPAÇAO NO ELEITORADO. Era 17,1% e agora 16,4%.

Não acho válido dizer “em 2008 teve tal e tal candidato que não teve em 2004...”
Isso aconteceu dos dois lados.

O PFL teve candidatos em 2004 e não teve em 2008 nas seguintes cidades:
Curitiba, Natal, Manaus, Teresina, Goiânia

Por outro lado, em 2004 não teve mas teve em 2008 nessas:
Florianópolis, São Luis, Recife, Belém, Palmas

Já o PT, teve em 2004 e não teve em 2008 nessas:
BH, Aracaju, São Luís, Cuiabá e Goiânia. Natal e João Pessoa (você esqueceu essas duas)

Ok. Mas teve em Maceió, Manaus, que não teve em 2004. Então fica elas por elas.


NÚMERO DE PREFEITOS

PMDB 1.203
PSDB 788
PT 556
DEM 501

O PODEROSO PT FEZ 55 (OU 58) PREFEITOS A MAIS QUE O “FINADO PFL”.

O PT teve 16,4 milhões de votos (fonte UOL)e fez 556 prefeitos.
O DEM teve 9,3 milhoes de votos (fonte UOL) e fez 500 prefeitos.

Não é fantástico, minha gente? 56 prefeitos a mais? Surpreendente o crescimento do PT.


ELEITORADO GOVERNADO (2004/2008)


PT
De 17.055.261 para 19.969.198

DEM
De 15.506.423 para 15.923.803

PSDB
De 25.617.145 para 17.551.132

PMDB
De 16.889.596 para 28.885.311


OS votos do PT para vereador também diminuíram. Eram 10,7% e agora será 10,3%.

O número de eleitores governados em Capital também caiu de 5.412.209 para 3.420.734.

A derrota da Marta Abriu uma crise no PT: http://www.estadao.com.br/estadaodehoje/20081027/not_imp267267,0.php

A imprensa internacional tratou como uma derrota o segundo turno, para Lula:

EL PAIS:http://www.elpais.com/articulo/internacional/Reves/Lula/segunda/vuelta/municipales/elpepuint/20081027elpepuint_1/Tes

CLARIN: http://www.clarin.com/diario/2008/10/26/um/m-01789914.htm

TEH GUARDIANhttp://www.guardian.co.uk/world/feedarticle/7931979


FANTÁSTICO O CRESCIMENTO DO PT....IMPRESSIONANTE


Nova Enquete no ar. Quem foi o melhor até hoje?

A nossa nova enquete quer saber de você, leitor, quem foi o melhor prefeito até hoje.

Estão concorrendo todos os últimos 7 prefeitos. Alguns com 2 mandatos e outros com mandatos de 6 anos.

As opções são:

Sebastião Lopes
Júlio Alves
Cintra Galvão
Fábio Galvão
Valdeci Torres
Cecílio Torres
João Mendonça

Exame detecta Dengue em 15 minutos

Nesta segunda-feira (27), o Brasil começa uma nova fase da campanha de combate à dengue. O Recife está entre as cidades escolhidas para integrar as ações.

Um novo tipo de exame começará a ser testado nos hospitais da capital pernambucana. Enquanto o método tradicional atesta a doença no paciente entre uma semana e 15 dias, o novo sistema deve dar o mesmo resultado dentro de 15 a 30 minutos.

De acordo com a secretária de saúde do Recife, Teresa Campos, o teste será implantado em unidades como o Hospital Materno Infantil de Pernambuco (Imip), o Barão de Lucena e o Laboratório Central de Saúde Pública (Lacen).

Como a dengue existe durante todo o ano e não apenas quando aumentam os índices de contaminação, a Secretaria de Saúde alerta que o combate e a prevenção devem ser constantes. Afinal, trata-se de um problema de saúde pública que envolve todos os setores da sociedade.

“É importante porque poderemos fazer o controle do vetor de forma mais rápida e eficaz. A idéia é cercar o mosquito por todos os lados, seja realizando exames, detectando precocemente a doença e, ao mesmo tempo, armar o cerco para capturá-lo (o mosquito) na fase adulta”, explica a secretária.

Quem quiser mais informações sobre a nova campanha iniciada em Pernambuco pode entrar com contato com a Ouvidoria da Dengue pelo número 0800 281 1520. A ligação é gratuita.

Leitores dizem que Coca Cola será melhor que João Mendonça

Terminamos hoje a segunda enquete feita pelo Blog. Para a maioria dos leitores, Coca-Cola fará o governo "melhor" do que fez João Mendonça. Essa foi a resposta de 39% (9 votos).

Em segundo lugar, ficou a opção dos que acham que fará um governo "Muito Melhor", com 26% (6 votos). 4 pessoas (17%) acham que o governo dele será "muito pior" e ninguém acha que será apenas "pior".

Ainda hoje começamos nova enquete. Obrigado aos que votaram

domingo, 26 de outubro de 2008

O início do fim...

Publico um interessante texto do Bel. Júlio Augusto analisando a eleição deste domingo e seus reflexos na de 2010

A vitória do DEM na capital paulista e a derrota de aliados fortes do governo Lula, mostra uma realidade que poucos acreditavam, Lula não transfere votos. A tal aprovação de Lula de 80%, só inferior a de governos militares que chegavam a casa dos 88%, aparentemente levaria os candidatos do PT com facilidade ao comando do executivo. Porém não foi bem isso que aconteceu, São Paulo, Porto Alegre, Salvador, Cuiabá, Manaus deram prova que não é apenas Lula subir no palanque e pedir voto que elege seus preferidos.

E veremos isso estampado nas eleições de 2010, quando, enfim, depois de 8 anos de verdadeira perseguição ao funcionalismo público, de falsa estabilidade monetária, de desmandos administrativos dos aliados mais próximos de Lula (E ele sem saber de nada, sempre!!!), de bolsa esmola sustentando a população, de educação a distância para cumprir as metas de organismos internacionais, de escolas sucateadas (Tá ai a EAFBJ sem um animal para os alunos cuidarem), é o governos das ilusões, onde o pão e o circo prevalencem, pena que a seleção de futebol e nossos atletas olímpicos não estão conseguindo enganar o povo, é nessas horas que o bolsa esmola funciona muito bem.

Sem candidato que emplaque, Dilma não passa da casa dos 8% e José Serra na casa dos 40% da intenções de voto, mesmo estimuladas com a segunite pergunta: Dilma é a candidata indicada por Lula. Veremos um cenário bem diferente em nosso país com um real crescimento a partir da mudança de um governo que nem é capitalista nem é socialista, é em cima do muro. E como dizia Jesus Cristo: Sede quente ou frio, se é morno te vomito. Vamos começar a vomitar essa corja do poder, pois nosso país merece representatividade de qualidade.

Um abraço a todos...

Bel.Julio Augusto

sexta-feira, 24 de outubro de 2008

Coxinha: Febre nacional



do BLOG OPINIÃO

Mais um cassado. Agora na Caetés de Lula


Nem sei se lembro todos que já contei a vocês aqui no blog. Palmares, Pedra, Recife...Agora é a vez de Caetés, terra do presidente Lula.

Sampainho é filho de Zé da Luz, ex-prefeito de Caetés por 2 mandatos que transferiu domicílio para Garanhuns e perdeu lá. Acontece que como o pai de Sampainho foi prefeito por duas vezes, a legislação prevê que ninguém da família pudesse sucedê-lo. Ambos são do PSB).

Vejam que em Caruaru e em Belo Jardim algumas pessoas cogitaram a disputa das esposas dos atuais prefeitos. Mas não puderam. Nem Miriam, casado com Tony Gel, nem Isabelle, casada com João Mendonça.

Vale lembrar o caso do casal Garotinho. Anthony governo o Rio de Janeiro, renunciou 9 meses antes do fim do mandato para disputar a presidência, deixando no cargo sua vice, Benedita da Silva, do PT. Garotinho então colocou como candidata sua esposa Rosinha ao governo do Roi, já que estava rompido com Benedita. Rosinha venceu e quatro anos depois nem ela nem Garotinho podiam ser candidatos de novo. Ué, mas não era o primeiro mandato dela? Dela sim, mas da família era o segundo. Entendem? Se Benedita ganhasse, seria o segundo mandato dela também, porque ela governou 9 meses no mandato anterior.

Portanto, quiseram brigar com o óbvio. Parentes não podem ter 3 mandatos seguidos.

Flagrantes pelo mundo


Esse aqui mama em onça, viu!

quinta-feira, 23 de outubro de 2008

Concursos à vista

Pessoal, a época é de vários concursos Brasil afora.

Alguns deles são os seguintes:

Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) - Início 27 de outubro

Sebrae - Até 6 de novembro


Auditoria-geral de Minas Gerais - Início 3 de novembro


Serviço Federal de Processamento de Dados (Serpro) – Até 11 de novembro


Polícia Militar / AC - Até 27 de outubro


Ministério das Comunicações - Até 28 de outubro


IBGE - Início 30 de outubro


Tribunal Regional do Trabalho da 1ª Região - Juiz substituto - Até 11 de novembro


Ministério da Ciência e Tecnologia - Inscrições prorrogadas até 23 de outubro


Observatório Nacional - Até 24 de outubro

Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais - Até 28 de outubro

Tribunal Regional Eleitoral / RS - Até 31 de outubro

Conselho Federal de Educação Física / RJ - Até 23 de novembro

CREA (SP) - Até 24 de outubro




Veja detalhes em matéria do PERNAMBUCO.COM clicando AQUI

Torcidas organizadas não poderão entrar em campo nos clássicos pernambucanos

Notícia do DIÁRO DE PERNAMBUCO


As torcidas organizadas dos clubes pernambucanos estão proibidas de entrar nos estádios nos dias de clássicos entre Sport, Náutico e Santa Cruz. A decisão foi tomada nesta quinta-feira, pelo juiz do Juizado do Torcedor, Aílton Alfredo de Souza. De acordo com ele, a decisão não foi tomada por um colegiado de instituições que trabalham durante as partidas, como Polícia Militar e Ministério Público.

“Depois de dois anos de trabalhos árduos de todas as instituições visando o aspecto pedagógico, com campanhas com pedidos de paz, analisamos que isso não funciona. Pudemos ter a certeza no clássico do último domingo, quando até bomba caseira foi arremessada contra a torcida do clube adversário. Por isso chegamos à conclusão que o acesso da torcida será proibido”, afirmou Aílton Alfredo.

Como a decisão foi orquestrada e estudada, a forma de identificar os torcedores que vão apenas para bagunças já está elaborada. “Claro que esse trabalho está sendo feita a muito tempo. Vamos conseguir distinguir muito bem quem são os bandidos que vão aos estádios travestidos de torcedores. Agora não podemos dar detalhes como isso será feito. Queremos afastar essas pessoas dos estádios. Para isso fizemos cursos, estudos, conhecemos outras experiências durante os últimos 24 meses”, disse.

Ainda segundo o juiz, a decisão está sendo apoiada pelo governador Eduardo Campos e pelo secretário de segurança do estado, Servilho Paiva. Além disso, está garantido que essa proibição pode se estender a outras partidas. Tudo vai depender dos comportamentos dos torcedores.

STJD – O nome máximo do Superior Tribunal de Justiça Desportiva (STJD), Paulo Schmidt, declarou nesta quinta-feira que os auditores e procuradores do Tribunal estão sendo ameaçados pelas últimas decisões. Mesmo assim ele garantiu que vai permanecer trabalhando da mesma forma.

“Lógico que um campeonato como esse, onde cada ponto é disputado até o final, existe uma grita generalizada. Existem expedientes perigosos e orquestrados para que o torcedor se volte contra o Tribunal. Depois de acusar a arbitragem, agora a metralhadora está voltada para o STJD”, disse o procurador geral.

Gente que não sabe perder é assim

Amigos, vejam essa de Palmares:

O prefeito Enoelino Magalhães, do DEM, perdeu a reeleição para Beto da Usina, do PDT, quatro anos depois de ter vencido o mesmo Beto. Lá, em Palmares, existe uma Faculdade que funciona no esquema de autarquia, financiada pela prefeitura, como aqui em Belo Jardim acontece com a FABEJA. Chama-se Famasul. Quem a preside é Enoelino Júnior, filho de Noé, o prefeito.

Pois bem. Perdida a eleição, Júnior inventou de exonerar 45 prestadores de serviço. Achando pouco ao ver o funcionamento da faculdade prejudicado, decidiu cortar água da sala dos professores e material de limpeza dos sanitários.

Quem quiser, acreditem, fazer o número 2, tem que levar o papel de casa, ou usar folha de caderno.

Esse aí nunca mais ganha eleição, podem apostar. A filha de Noé, Doutora Carol, foi a vereadora mais votada na cidade. O irmão do prefeito, Eudo, é prefeito em Joaquim Nabuco. Disputou a reeleição pelo PTB e ficou em terceiro lugar.

Compesa combate furto de água

Até água estão roubando, minha gente!


60% de água sofre desvio das barragens e adutoras, para abastecer barreiros, lavouras e outras coisas.

A Compesa caiu em campo para combater isso

A operação começou em 2007, quando a Compesa descobriu a irregularidade na adutora de Taboquinhas–Belo Jardim. Dos 38 litros produzidos por segundo, só dez chegavam a cidade de Belo Jardim. Desde então foram descobertas 194 ligações clandestinas da Adutora Tabocas–Toritama; e outras 53 no Sistema Bitury–São Bento do Una.

“Quem estiver desviando água para esses fins será punido e o vamos acionar o Ministério Público”...

Leia mais no PE 360 Graus

Matou por um peido. É verdade

Meu Deus. A que ponto chegamos.

Ronaldo dos Santos, morador de Carpina, foi morto por um menino de 13 anos, pessoal, acreditem, por que discutiam sobre quem estava peidando.

segue trecho de reportagem do Diário de Pernambuco

"o desentendimento entre a vítima e o adolescente começou depois que um mau cheiro foi sentido no grupo em que eles estavam, no centro da cidade. Após minutos discutindo sobre a origem do odor, o desempregado afirmou que havia sido o adolescente e o agrediu."

O rapaz se enfureceu e foi até sua casa, pegou uma faca e a usou para esfaquear Ronaldo. Ainda houve socorro mas ele não resistiu.

O adolescente foi encaminhado para o Ministério Público do município e ficará à disposição da Justiça. Ele foi autuado por ato infracional correspondente ao crime de homicídio. Já o corpo de Ronaldo foi trazido para o Instituto de Medicina Legal (IML).

Só Caixa e BNB seguem em greve



Finalmente os bancos saíram da greve, e nós, mortais com contas atrasadas, podemos voltar a frequentá-los.

Já não era sem tempo. Ninguém se livra das multas e juros por atraso, quando inventam essas greves não.

Ainda assim, Caixa e BNB seguem paralisadas, como vocÊs podem ler nessa reportagem do Pernambuco.com

quarta-feira, 22 de outubro de 2008

O pagador de promessa

Essa aqui vem de Vitória de Santo Antão, pessoal.

Antônio Vitor Martins é caminhoneiro. Eleitor de Elias Lira, do DEM, ele prometeu que caso seu candidato vencesse as eleições, iria a pé de Vitória até Juazeiro do Norte, no Ceará.

Elias venceu o atual prefeito Dedé, do PSB, e Seu Antônio está pagando a promessa.

Vejamo vídeo que o NETV da TV Globo exibiu sobre isso AQUI

É cada uma, einn...

terça-feira, 21 de outubro de 2008

Rir é o melhor caminho

Essa aqui é boa.

Em debate realizado em São Paulo, o ex-governador Geraldo Alckmin fala algo no mínimo inusitado.

Vejam o que diz Alckmin:

Vai ficar mais difícil tirar Carteira de Motorista

A demanda das auto-escolas aumenta a passos largos. Cerca de 40% segundo o Sindicato dos Centros de Formação de Condutores de Pernambuco. Até dezembro, as regras são as mesmas, mas a partir de Janeiro, haverá mudanças que tornarão mais difícil a obtenção da CNH (Carteira Nacional de Habilitação).

“O número de aulas teóricas necessárias para tirar a Carteira Nacional de Habilitação (CNH) vai aumentar e consequentemente os preços também. A habilitação para carro vai custar R$ 550 e a habilitação para carro e moto vai para R$ 750”, destaca o presidente do Sindicato, Jorge Viana.

De fato, os novos motoristas vão passar mais tempo nos bancos das auto-escolas. O curso de direção defensiva terá 20 horas/aula, ao invés das atuais 15. Todo o curso teórico será de 45 horas/aula e não mais de 30. O conteúdo deve ter reforço em temas como direção defensiva e as conseqüências do consumo de álcool e drogas no trânsito.

No Detran Pernambuco, o reflexo das novas regras também pode ser medido pelo aumento da procura por quem quer tirar a habilitação. De acordo com a entidade, a procura pela CNH em setembro deste ano foi cerca de 20% superior ao volume registrado no mesmo mês do ano passado.

A resolução do Conselho Nacional de Trânsito soma-se a outras que têm como objetivo reduzir o número de acidentes nas ruas e nas estradas. A mudança segue uma regra simples: o motorista mais bem preparado dirige com mais cuidado e representa menos risco ao volante.

"Esse medida é necessária para dar mais segurança ao motorista, que passará a ter mais confiança ao dirigir. Conseqüentemente, um condutor melhor preparado diminui o risco de acidentes", conclui o diretor-presidente do Detran/PE, Roberto Leandro.

Senai abre 1700 vagas

Entre as cidades que oferecerão essas vagas, estão Santa Cruz do Capibaribe e Caruaru.

As inscrições e maiores informações, no site oficial do SENAI

As 1.700 vagas estão distribuídas em dois grupos: 1.260 são destinadas aos chamados jovens aprendizes – candidatos com idade entre 14 e 21 anos, completados até 31 de dezembro deste ano, e que estejam, no máximo, cursando o segundo ano do Ensino Médio. As 440 vagas restantes são dos candidatos que já concluíram o Ensino Médio, sem restrições de idade.
Até o dia 16 de novembro, os aprendizes poderão se candidatar às vagas de quatorze cursos, todos gratuitos. São eles: Alimentos, Produção de Moda, Vestuário, Edificações, Eletrotécnica, Administração Empresarial, Eletromecânica, Eletrônica, Redes de Computadores, Telecomunicações, Manutenção Automotiva, Refrigeração e Climatização, Química, Supervisor em Confecção do Vestuário (Qualificação).

Outros onze cursos, estes noturnos e pagos, serão destinados aos demais inscritos - Automação Industrial, Edificações, Eletrotécnica, Eletrônica, Eletromecânica, Logística, Manutenção Automotiva, Produção de Moda, Química, Segurança do Trabalho e Telecomunicações.

Com notícias do pe360graus

Prefeito reeleito da Pedra, Braz, cassado


Mais um na lista de inelegíveis por 3 anos.

Já falamos aqui dos prefeito de Palmares (Noé) e de Lajedo (Antônio João). Agora é o da Pedra, Braz (PR), se ver envolto a complicações jurídicas.

E o motivo parece ser banal. Propaganda extemporânea. Todos nós sabemos que as campanhas só têm início, de fato, após as convenções, em meados de Julho. Mas Braz começou sua campanha um tantinho mais cedo...Em novembro do ano passado. E em Março deste ano, na festa de emancipação da cidade, ele também fez uso político. Sem falar do carnaval, quando a prefeitura distribuiu camisas com as cores da campanha do PR.

Resultado: mesmo reeleito, pode não levar. O segundo colocado é do PTB e já foi prefeito. É Zeca Vaz, aliado de Armando Monteiro e Augusto Coutinho.

segunda-feira, 20 de outubro de 2008

Cadê a senha do Siafem?


Pessoal, o Deputado Augusto Coutinho, futuro líder da oposição ao governo Eduardo Campos, cobra do governador algo prometido por ele como uma das primeiras coisas a serem feitas na nova gestão: A senha do Siafem.

Leiam matéria do site do Deputado

Vejam a promessa do governador:



O Governo do Estado lançou agora em outubro a Ouvidoria Geral do Estado, que pretende ser a ouvidoria de todas as ouvidorias. Se vai funcionar ou não, só o tempo vai dizer. Para o deputado Augusto Coutinho, trata-se de uma boa proposta, mas tímida. Na verdade, este governo ainda não cumpriu uma das maiores promessas de Eduardo Campos durante a campanha de 2006: a liberação da senha do Siafem. “Com a senha, podemos fiscalizar todas as despesas públicas nos três poderes. Com a palavra o governador”, comentou o deputado.

*SIAFEM Sistema Integrado de Administração Financeira dos Estados e Municípios. Com a liberação da senha, todos os deputados, além do Ministério Público, poderiam ter acesso às despesas do governo.

Ex-prefeito de Sanharó se complica


O ex-prefeito de Sanharó, Raniere de Freitas (PMDB), filho do também ex-prefeito Bibi e primo do atual César, mais uma vez se vê cercado por condenações judiciais.

Dessa vez, condenação ocorreu por crime de responsabilidade administrativa. O governante foi condenado a 2 anos e 3 meses de prisão e pode recorrer da sentença.

Raniere foi condenado por deixar de pagar entre 2001 e 2004 o salário mínimo de vários servidores municipais e é alvo de 35 processos de desvio de verba, fraudes em licitação, estelionato, falsidade ideológica entre outros crimes.

Durante a última campanha, na qual o seu pai e seu primo se enfrentaram, Rani, como é conhecido, chegou a enviar uma carta a seu pai, que foi lida em um comício, emocionando a muitos

Operação policial prende seis pessoas por roubo e tráfico em Belo Jardim

Sexta, em Belo Jardim, não foi dos dias mais tranquilos . A Polícia Civil e a Militar atuaram conjuntamente

Seis pessoas foram pro xadrez.

"Entre os detidos, estão três homens suspeitos de praticar assaltos e uma mulher acusada de traficar drogas. Ainda foram apreendidos três armas, duas motos e 200 gramas de maconha.

Os presos foram levados para a delegacia da cidade, onde foram autuados. Em seguida, os homens foram encaminhados para a Penitenciária de Pesqueira e a mulher para a Colônia Penal Feminina de Buíque."

da redação do pe360graus.com

Nova enquete: Coca-Cola e João




A partir de hoje nova enquete está no ar.

Desta vez, queremos saber sua opinião sobre a expectativa criada em torno do prefeito eleito Marco Coca-Cola.

Em relação ao governo de João, como você acha que será o de Coca-Cola?

OPINE LOGO AO LADO. NA COLUNA DA DIREITA

Leitor do Blog tem voz. Mas também resposta

Amigos, recebi de um leitor do blog, chamado Emídio, a seguinte mensagem, enviada pela opção FALE COM O BLOG, na coluna da esquerda:

"Por que graças a Deus ?Você teve que aguentar JV e seu conterrâneo,especialista em perder eleições e vai ter que aturar a competência de Eduardo Campos por mais 6 anos."

Provavelmente o Emidio se refere a um post onde eu disse a seguinte frase

"Na eleição de 1994, quando Miguel Arraes foi eleito pro seu terceiro e (graças a Deus) último mandato de governador, em Belo Jardim, Valdeci era prefeito e apoiou a eleição de Cintra para deputado estadual."

Emidio, disse e repito. Graças a Deus aquele foi o último governo de Arraes. Todos sabem do mito que era aquele homem. Do valor político que ele tinha. Mas ninguém pode tapar os olhos também para a péssima administração que ele fez entre 95 e 98.

Não vale sofismar com a velha resposta: "FHC boicotava Arraes".

É mentira isso. No governo FHC, amigos, nunca faltou verba para o metrô e foi aí que ele verdadeiramente foi expandido.

No governo de FHC, o Aeroporto dos Guararapes recebeu 80% da verba necessária para sua ampliação e reforma.

Sobre o meu conterrâneo especialista em perder eleições, acho que você está falando de Cintra Galvão. não é? Afinal, só de 98 pra cá, perdeu 5 (deputado em 98, 2002 e 2006 e prefeito em 2004 e 2008)

Porque se for de Mendonça Filho, saiba que ele enfrentou, ao longo de 22 anos, 7 eleições. Venceu 5 e perdeu 2.

Emidio, obrigado pelos acessos ao blog. O espaço está completamente aberto a todos

Segundo os leitores, Cintra foi o culpado

Bem, a primeira enquete realizada pelo Diário Bitury foi finalizada na noite do domingo.

Para a pergunta "QUEM FOI O MAIOS RESPONSÁVEL PELA DERROTA DA CINTRA?", Tivemos as seguintes respostas:

CINTRA GALVÃO: 10 votos - 66%
LUZA: 2 votos - 13%
SILVANO: 1 voto - 6%
VALDECI: 1 voto - 6%

Isso foi o que acharam a maioria absoluta dos 16 leitores que votaram.

A nova enquete entra no ar ainda hoje.

Obrigado a todos

sábado, 18 de outubro de 2008

Os Macaxeiras e as eleição

Parece que em breve Dona Luza "Macaxeira" Torres vai à Itacaité falar sobre as eleições. Deveria ser hoje, mas nem sei se a Rádio já tem energia pra funcionar. Falo de energia no sentido literal da palavra, já que a CELPE cortou o fornecimento ontem.

Quando rompeu com os Galvãos e veio ser vice de João, em 2000, Valdeci trouxe consigo a vitória ao grupo. Coincidência ou transferência de votos?

Vamos analisar dados em lugar de analisar paixões políticas:

Na eleição de 1994, quando Miguel Arraes foi eleito pro seu terceiro e (graças a Deus) último mandato de governador, em Belo Jardim, Valdeci era prefeito e apoiou a eleição de Cintra para deputado estadual.

Cintra teve 10.748 João teve 10.305 Eduardo Araújo teve 344

Já em 1998, o prefeito era Cecílio Galvão, que, óbvio, apoiou o pai. Mas Valdeci não. Já rompido, Apoiou Bruno Araújo, filho de Eduardo.

João teve 10.403 Cintra teve 10.201 Bruno Araújo teve 983

Veja como João ganhou 100 votos, Cintra perdeu mais de 500 e o apoio de Valdeci, ex-prefeito duas vezes, deu à família Araújo míseros 640 votos

Prova é que, em 2002, quando estava no grupo Mendonça já como vice-prefeito de João, Valdeci apoiou Augusto Coutinho, candidato dos Mendonças. E havia um acordo entre os Mendonças e os Araújos para que Bruno não fizesse campanha em Belo Jardim, deixando os votos para Augusto. Em contrapartida, os Mendonças o apoiariam na vizinha Sanharó.

Augusto teve 11.670 votos. Um aumento de cerca de 1300 votos em relação ao que João teve em 98. Votos de Valdeci? Não. O eleitorado de Belo Jardim cresceu. Mendoncinha era vice-governador e empreendimentos estavam vindo para Belo Jardim. Parece mais razoável ser este o motivo do aumento da votação do grupo Mendonça do que a presença de Valdeci.

Cintra teve 13.025 votos. Cerca de 2800 a mais do que teve em 1998. Um bom desempenho, se levarmos em consideração que em 98 ele era deputado e tinha o apoio do governador Arraes e agora não tinha nem mandato nem era aliado de Jarbas.

Bruno teve ainda assim 398 votos em Belo jardim sem fazer campanha. Algo bem parecido do que seu pai teve em 94 e apenas 585 votos a menos do que em 98, quando Valdeci o apoiou.

Essa é a influência dos Torres no eleitorado de Belo Jardim.

A verdade é que muitos se impressionam com o fato de, até este ano, Valdeci não ter perdido eleição apoiando ou disputando. Mas tudo indica que as vitórias dos Galvãos até 1996 se davam pela força de Cintra, aliado do governador Arraes e deputado, chegando a presidir a Assembléia.

E as vitórias dos Mendonças se deram por vários motivos: desgaste da gestão Cecílio (rejeitada até pelos Cintristas), apoio do governo Jarbas, obras trazidas para a cidade, etc.

Nessa eleição de 2008, os Torres arriscaram. Valdeci tentou ao máximo ser discreto e conseguiu. Não foi a eventos, comícios nem caminhadas. Não subiu em palanques.

Já a sua esposa, senhora Luza, foi uma das cabeças da campanha. Articulou todos os passos, rompeu com amigos e até irmãos que ficaram no grupo Mendonça, foi expulsa da Igreja Universal e tantas outras coisas, acreditando no seu poder de decidir eleição e perdeu.

Qual será o destino dos Torres/Macaxeiras para a eleição de 2010?

Faleceu Zuquinha


É amigos... Nem só de bons momentos vive a bela cidade.

Faleceu hoje, aos 71 anos, o ex-vereador José Estevo Filho. Aliás, Zuquinha, como era conhecido, vítima de um AVC.

Zuquinha foi vereador até o ano de 2004, tendo sido o mais votado em 2000, ainda pelo PPS.

Em 1992 foi eleito pela primeira vez, pelo PMDB, junto ao prefeito Valdeci Torres, depois de ter ficado como suplente em 1986. Teve 1770 votos sendo o mais votado da cidade.

Em 1996, na eleição de Cecílio, Zuquinha se elegeu pelo PSDB, em terceiro lugar, com 1.356 votos.

Nas eleições de 2000, ficou com o grupo Galvão até o fim, mesmo com a derrota eminente de Silvano. Disputando pelo PPS, Zuquinha teve 1.778 votos e foi, de novo, o mais votado da cidade.

Zuquinha resolveu então, mudar de grupo. Ele mesmo dizia sem pudor algum que para ajudar seu povo, tinha que estar em sintonia com o prefeito. Foi o primeiro dos opositores a abraçar João após a vitória.

Mas parece que seu eleitorado não compreendeu sua mudança. Em 2004, já no PFL, teve 442 votos e não conseguiu se reeleger.

Continuou trabalhando pelo seu povo, atendendo a todos e ajudando a quem podia, mesmo quando lhe faltavam condições e saúde.

O enterro foi nessa tarde de sábado. Entre outros tantas pessoas, compareceram ao enterro o prefeito João Mendonça, acompanhado da futura primeira-dama Joelma; os vereadores João Amado e Claudiane do Democratas, os vereadores eleitos Zé Pereira e Cristiano Cabeludo, os ex-vereadores Tenente, Pedro taboquinha e Ginaldo; além dos amigos Moacir da Agrolar, Cacá Maciel.

Sem dúvidas, o quadro político de Belo Jardim perde um grande homem público de bem, trabalhador, sensível às necessidades dos mais precisados.

sexta-feira, 17 de outubro de 2008

Só mesmo em Belo Jardim I

Tem coisas que só acontecem em Belo Jardim, não é mesmo?

Vamos fazer assim. Eu conheço umas histórias muito legais. Aposto que vocês também.
Na caixinha aqui do lado esquerdo vocês podem ter contato com o blog.
Além disso, podem escrever direto pro wrafa85@gmail.com ou peixoto84@hotmail.com.

Escrevam contando histórias engraçadas ou pelo menos originais que conhecem sobre Belo Jardim ou algum de seus moradores. Eu as publicarei.

Eu começo contando uma que sempre me faz rir quando lembro.

Conta-se por aí que em certa ocasião, Seu Agripino (parente de Seu Lunga que morou em Belo jardim) estava em sua oficina, na Rua Agamenon Magalhães, ali por trás do Banco do Brasil e da Caixa, quando chega Padre Assis, querendo consertar sua moto.

Obs. Aliás, Padre Assis sempre foi à frente de seu tempo. Andava de moto, tinha TV parabólica já na década de 80...

Mas voltando...Padre Assis estaciona a moto no lado da linha do trem, atravessa, entra na oficina e explica a Seu Agripino o problema na sua moto.

O Padre termina a explicação dizendo:
"Aí eu resolvi vir logo consertar a moto. Pode ser, Seu Agripino?"
"Pode, Padre. Pode sim."
"Então eu trago a moto?"
"Não, Padre. Que é isso. Deixe que eu levo a oficina pra lá."

Já meio encabulado com a má resposta, o Padre buscou a moto, colocou-a dentro da oficina e aguardou.

Seu Agripino ficou lá, olhando a moto...olhando o Padre...palitando os dentes.

O Padre não aguentou, e depois de 20 minutos disse:
"Seu Agripino, o senhor não vai consertar a moto não?"

"Ah, Padre. O senhor quando chegou disse que tinha vindo consertar a moto. Agora já quer que eu conserte? Decida, homem"

E o Padre consertou a moto sozinho.

Itacaité fora do ar

Pelo menos por um dia, a Rádio Itacaité teve seu fornecimento de energia suspenso pela Celpe. O edifício onde funciona, no bairro da Floresta, está sem energia neste momento.

Resultado da falta de acordo entre a empresa e a Celpe, a quem devia uma boa quantia há tempos.

Dizem que amanhã o problemas estará solucionado.

Só não se sabe es a dívida também estará

Zé Ivan na 104 FM

Amanhã, no programa Sem Sensura, pelas rádios Belo Jardim FM (104,9) e Bitury AM, o vereador e vice-prefeito eleito José Ivan será o entrevistado por Josa Leite.

O programa começa ao meio-dia e tem duração de 1h30m. Os ouvintes poderão participar mandando perguntas, através do 3726-2555 ou 3726-3105.

Morar fora de Belo Jardim não é desculpas para não ouvir.

Estou em recife mas ouvirei pela internet.

Para fazer isso, basta clicar no link da rádio Belo Jardim, perto da foto da Praça da Matriz aqui do blog, ou então clicar AQUI

Vai começar o horário de verão



À meia noite de sábado para domingo começa mais um horário de verão.

Em troca de uma economia de 3% ou 4% no consumo de megawatts, a população de 3 regiões do Brasil vão avançar seus relógios em 1 hora, até fevereiro de 2009.

As novelas vão ao ar mais cedo. Ponto positivo

Os jogos também. Inclusive quando realizados em estados que não têm o horário de verão. Aqui em Pernambuco, ao invés de 16hrs, os jogos irão começar as 15hrs. Ponto negativo.

O que chão do horário de verão?

Usa MSN? CUIDADO com Golpe!!!

Pessoal, o caso parece banal mas não é não, viu.

Tem gente aplicando golpe tendo o MSN como meio para isso.

Leiam os detalhes no site da GLOBO, clicando AQUI.

Já mandei cancelar o meu MSN.

Confira Apuração Urna a Urna

Deu um trabalho filho da mãe, pessoal.

Mas atendendo a pedido de alguns leitores, consegui o resultado das eleições urna a urna.

Pra piorar, onde eu conssegui tais resultados, dizia apenas o resultado, mas não o local da seção.

Mas está tudo bem. Consegui isso também. Aliás, algumas seções não mostraram resultados, não sei bem por quê.

BAIXE AQUI
o resultado urna a urna. (clique na caixinha azul, onde tem DOWNLOAD NOW.

Depois de ter lido, repare em alguns dados comigo.

Apesar de faltarem algumas urnas, dá para fazermos algumas análises.


BOA VISTA/ CENTRO/ SÃO PEDRO/ (68 Urnas):
MARCO: 8503
CINTRA: 7686
Diferença pró Marco: 817


COHAB (16 urnas):
MARCO: 2771
CINTRA: 2111
Diferença pró Marco: 660


SANTO ANTÔNIO (20urnas):
MARCO: 3258
CINTRA: 2396
Diferença pró Marco: 862


BOM CONSELHO (8 urnas):
CINTRA:1119
MARCO:914
Diferença pró Cintra: 205


AGUA FRIA (9 URNAS):
CINTRA: 1089
MARCO: 810
Diferença pró Cintra:279


SERRA DOS VENTOS: 17 Urnas (faltam 4)
CINTRA 1741
MARCO: 1362
Diferença pró Cintra: 379


XUCURU (15 urnas):
MARCO 1618
CINTRA 1566
Diferença pró Marco de 52


VILA RAIZ
CINTRA: 421
MARCO: 200
Diferença pró Cintra: 221


TABOQUINHA
CINTRA: 510
MARCO: 332
Diferença pró Cintra: 178


BELA VISTA
MARCO: 212
CINTRA: 200
Difer. Pró Marco: 12


Marco venceu com mais de 2.100 votos nos bairros da cidade.

Perdeu apenas na Barragem e no Bom Conselho.

Venceu no São Pedro, na Cohab e no Sant Antônio com uma boa margem.

Venceu em Xucuru, que sempre foi calo pros Mendonças.

Perdeu em Serra dos Ventos e em Água Fria, além de outros lugares menores como Raiz, Taboquinha.

Serra dos Ventos é um caso a ser estudado. Nunca um distrito foi tão privilegiado como este. Até a última eleição, os Mendonças sempre venciam lá, mesmo quando perdiam no conjunto.

E Xucuru parece que não é mais o calo dos Mendonças. Esse agora é Água Fria, sobretudo Santa Luzia.

Náutico x Sport nesse domingo













Amigos, domingo é dia de Clássico dos Clássicos.

Náutico e Sport se enfrentam pela última vez esse ano, em jogo válido pelo Brasileirão.

No último jogo, também pelo campeonato brasileiro, só que na primeira rodada, vitória do Sport em pleno Aflitos, por 2x0 com gols de Bala e Durval. Veja os gols:



O jogo de domingo, apostem, vai ser truncado e disputado até o apito final. O Sport quer fazer valer a imagem que está erguendo Brasil afora...Tem a vaga na libertadores garantida.

O Náutico é 15º e precisa da vitória para se livrar do fantasma do rebaixamento , além de tentar se reaproximar da zona de classificação para a Sul-Americana.

Com a derrota do Flamengo para o Atlético-MG, o time gaúcho abriu 7 pontos sobre o Timbu, chegando a 37 pontos. O Galo é, hoje, o último classificado.

O Santos e o Figueirense estão com 33; e o Náutico, ao lado do Fluminense, com 30. Os 4 estão fora da zona de rebaixamento, mas também fora da zona de classificação para a Sula...

Atlético e Portuguesa com 28 e Vasco e Ipatinga com 27 estão sendo rebaixados.

Mas repare que qualquer um dos 4 (ou todos os 4) estão a apenas uma vitória de igualdade em pontos do Náutico.

E a guerra já começou fora dos gramados. O Sport diz que quer levar Ruy, Felipe e mais meio mundo do Náutico pro seu plantel em 2009.

Veja mais osbre isso AQUI

Será que tem gente de Belo Jardim que vai ve ro jogão? Se fosse nos Aflitos, Doutor Marconi seria o primeiro a chegar...

quinta-feira, 16 de outubro de 2008

Policias contra policiais, onde vamos parar?

Amigos, esse texto vem de um dos nossos parceiros: o Blog Opinião, de Santa Cruz do Capibaribe, do amigo Joseilson Chagas.


Para acessá-lo, basta clicar AQUI, ou no símbolo do blog, na coluna esquerda, junto de outros links.


"A manifestação de policiais civis em São Paulo, contida por policiais militares para evitar a invasão do Palácio dos Bandeirantes, na tarde desta quinta-feira, provocou momentos de tensão nos governos estadual e municipal. Além da tarefa maior de manter a ordem, como manda a lei, havia uma preocupação adicional: evitar um confronto entre as duas polícias e que isso pudesse provocar repercussões políticas na campanha eleitoral. O candidato apoiado por Serra, o prefeito Gilberto Kassab, está na frente na disputa com Marta Suplicy, do PT.

Alguns lembraram o fato ocorrido há 20 anos, em Volta Redonda (RJ). Em 1988, uma greve de operários da CSN, num confronto com policiais do Exército, resultou na morte de três operários. O fato, ocorrido na última semana da campanha eleitoral, provocou uma reviravolta na eleição municipal, quando foi eleita Luiza Erundina (PT) - a primeira petista a governar São Paulo.

Na prefeitura e no governo de São Paulo, houve a interpretação de que por interesse político, aliados do PT estariam estimulando a radicalização do movimento, numa tentativa de politizar uma manifestação que nasceu por reivindicação salarial. O PT, no entanto, nega. O deputado Cândido Vaccarezza (PT-SP), por exemplo, diz que os policiais de São Paulo são “mal tratados pelo governo estadual” e ganham menos do que os colegas de Sergipe.
Embora a situação tenha acalmado no começo da noite, o governador José Serra decidiu ficar no comando da operação do governo de São Paulo e eventual negociação com os comandantes das polícias. Ele cancelou a viagem que faria à Paraíba para participar de eventos da campanha eleitoral."

Quem ganhou e quem perdeu votos

Veja o que aconteceu com algum dos vereadoresde Belo Jardim, comparando-se 2004 e 2008:

Zé Lopes 2008: 2281 2004: 1.879 CRESCEU

Claudiane 2008:2212 2004: 1.636 CRESCEU

Wilsinho 2008:2209 2004: 1.428 CRESCEU

Fernando 2008:1946 2004: 1739 CRESCEU

Valdemir 2008: 1915 2004: 2.955 CAIU

Euninho 2008: 1883 2004: 1.315 CRESCEU

Zé Pereira 2008: 1769 2004: 899 CRESCEU

Claudemir 2008: 1520 2004:1.087 CRESCEU

Benício 2008: 1579 2004: 1.306 CRESCEU

Da Paz 2008: 1444 2004: 1.146 CRESCEU

Pedro Tab

Pomba 2008: 1192 2004: 1677 CAIU

Zé Amorim 2008: 1155 2004:1.207 CAIU

Ginaldo 2008: 940 2004:882 CRESCEU

João Amado 2008: 911 2004:1.228 CAIU

Tenente 2008: 795 2004: 1.239 CAIU

Diniz 2008:785 2004:944 CAIU


Sebastiao L 2008: 711 2004:1.016 CAIU


Lucia de Narc 2008: 583 2004: 395 CRESCEU

Irmão Elias 2008:520 2004:634 CAIU


Maria Jose 2008: 399 2004:1.043 CAIU

Ricardo N 2008: 351 2004:229 CRESCEU

Flávio Passos 2008: 336 2004:607 CAIU

Vereadores dos Mendonças perdem votos

Fiz um lenvantamento para entender algo que ocorreu na eleição para vereador de Belo Jardim. Acompanhem o raciocínio.

Para saber quantos vereadores um partido faz, nós temos que primeiro saber quantas pessoas votaram em algum vereador (ou na legenda, digitando apenas 2 números).

Esse total, a gente divide pelo número de vagas. Achamos um resultado que se chama QUOCIENTE ELEITORAL (QE).

Por fim, dividimos o número de votos de um partido ou coligação por esse QE. O resultado nos diz quantos vereadores terá direito. Quase sempre o número não é exato. Aí a gente vê quem teve fração decimal (número depois da vírgula) mais próximas de 1.

Em 2004,

39.869 pessoas votaram em algum vereador ou legenda. Portanto, dividimos isso por 10 vagas e temos o QE de 3.987

Os partidos fizeram coligações isoladas.

No lado dos Mendonças:

o PMDB (15) coligou com o PSDB (45) e PRP(44). Juntos, tiveram 11.283 votos. Dividindo pelo QE, dá 2,82.

o PFL (25) coligou com o PAN (26) e PSDC (27). Tiveram 9.933 votos.
Dividido pelo QE, dá 2,49

Somando as duas coligações: 21.216 votos

No lado dos Galvão:

o PTB (14) coligou com o PSB (40) e tiveram 9086 votos.
Dividido pelo QE, dá 2,27.

o PDT (12) coligou com o PCdoB e tiveram 4.607 votos.
Dividido pelo QE, dá 1,15.

Somando as duas: 13.693

Repare que ficamos então assim:

PMDB: 2,82 2 vereadores
PFL: 2,49 2 vereadores
PTB: 2,27 2 vereadores
PDT: 1,15 1 vereador

2+2+2+1= 7 vereadores.

Tá faltando 3 vagas. Vai pra quem? 1 pra cada partido que se aproximou mais do número seguinte, depois que dividimos pelo QE.

Vejam. o PMDB é o primeiro a ganhar mais uma vaga, porque está faltando só 0,18 para chegar ao número 3.

Outra vaga vai para o PFL, porque lhe falta apenas 0,51 para chegar em 3.

A última vaga vai pro PTB, pois lhe falta 0.73 para chegar em 3.

Assim, ficamos com
PMDB 3 vagas (Pomba, Claudiane e Zé Ivan)
PFL 3 vagas (Zequinha, Euninho e Wilsinho)
PTB 3 vagas (Valdemir, Fernando e Benício)
PDT 1 vaga (Zé Lopes)

Entenderam por que os Mendonças fizeram 6 a 4 nos Galvão?

Porque tiveram 21.216 votos contra 13.693 para vereadores.

Em 2008 deu empate. vamos ver por quê?

40.965 pessoas votaram em algum vereador ou em alguma legenda. como são 10 vagas, temos um QE de 4.096.

Os partidos resolveram fazr Chapões. Ou seja, coligar todos os partidos.

DEM, PMDB e PV tiveram 19.743 votos, incluindo os votos nos partidos.
Dividindo pelo QE, dá 4,82. 4 vereadores

PTB, PDT tiveram 14.639 votos, incluindo os votos nos partidos.
Dividindo pelo QE, dá 3,57. 3 vereadores

PSC, PT, PSB, PCdoB tiveram 5.508 votos, incluindo os votos nos partidos.
Dividindo pelo QE, dá 1,34. 1 vereador.

Tá faltando duas vagas. Vão para os partidos/coligações que mais se aproximaram de uma outra vaga.

DEM/PMDB/PV ficaram a 0,16 de chegar em 5.
PTB/PDT ficaram a 0,43 de chegar em 4.
PSC/PT ficaram a 0,66 de chegar em 2.

Portanto, as 2 vagas que faltam, vão para essas duas primeiras coligações. Daí:
DEM/PMDB/PV: 5 vereadores
PTB/PDT: 4 vereadores
PSC/PT: 1 vereador (o vereador eleito faz parte do grupo dos Galvãos)

Portanto, amigos, os Mendonças perderam votos de vereadores para os Galvão.

Em 2004:
MENDONÇAS: 21.216
GALVÃOS: 13.693
Diferença de 7.523

Em 2008:
MENDONÇAS: 19.743
GALVÃOS: 14.639
diferença de 5.104

Os Mendonças perderam 1473 votos
Os Galvãos ganharam 946 votos
A diferença diminuiu em 2419

Nesse cálculo, não inclui os votos do PSC/PT porque neles existem votos de ambos os lados.

Zé Ivan, que virou vice-prefeito, e Zequinha, que faleceu, devem ter deixado seus eleitores votando em vereadores do grupo.

Resultado desse empate: O grupo que eleger o presidente da cãmara perde a maioria das votações, já que quem preside só vota em caso de empate. As votações vão terminar, quando todos estiverem presentes, 5x4 para um dos dois grupos.

A não ser, é claro, que o grupo liderado pelo novo prefeito Marco Coca Cola consiga aumentar sua base na Casa de Custódio Mergulhão. Marco é hábil e arcedito que venha a enfrentar muitos problemas ali.

Mas a queda dos votos do grupo Mendonça é algo que deve ser observado e analisado com cuidado, já que se trabalhou ao lado do prefeito e ampliando apoios.